• Exportação, não há caminho fácil

    15/07/2015

    Com a subida recente do dólar, notamos um aumento das consultas de empresários interessados em exportar. É comum em tempos de crise, as empresas buscarem por novos negócios almejando mais rentabilidade. No entanto, cuidado, o seu produto pode não se vender sozinho!
     
    Algumas das perguntas que costumamos responder sobre exportação são:
     
    > Existe quantidade mínima para exportar?
    Não. Contudo, quanto menor a quantidade, o custo que o importador vai pagar em despacho, transporte e outras taxas pode tornar o produto muito caro, inviabilizando a operação.
     
    > Posso exportar qualquer coisa?
    Salvo as proibições legais conhecidas também aqui no Brasil, em linhas gerais tudo pode ser exportado. É necessário verificar existência de acordos para exportação de alimentos e há produtos que também requerem outras anuências. Mas de forma geral, quase tudo é possível.
     
    > Meu produto é excelente. Não conheço nenhum importador, mas tenho certeza que pode ser exportado rapidamente. Você faz todo o necessário para exportar e se vender, eu lhe pago uma comissão na venda, pode ser?
    Em nossa região temos excelentes empresas de pequeno, médio e grande porte capazes de fabricar ótimos produtos, com qualidade para competir com os melhores do mundo. Mas é importante que o empresário tenha consciência que o produto brasileiro ainda não é bem conhecido, e que é necessário um trabalho gradual, constante e eficiente para encontrar o espaço para seu produto e colher os tão merecidos méritos na venda. É um trabalho de médio/longo prazo.
     
    Já ouviu falar que existem muitas oportunidades em destinos mais próximos, ou então que seu produto tem potencial naquele outro país? Antes de tudo, se faz necessária uma análise profunda do cenário para entender qual é o seu mercado objetivo, possíveis concorrentes, linha de produtos destinada à exportação e se há capacidade produtiva para atender tal demanda.
     
    O empenho de todos os setores da empresa é primordial para um bom desenvolvimento das atividades. Vale lembrar que se se você decidiu por começar a exportar, os investimentos de tempo e dinheiro poderão trazer resultados, mas há de se considerar que serão no longo prazo.
     
    A partir de uma estratégia de vendas bem definida e setores adequados ao novo passo da empresa, basta unir esforços no levantamento de informações e ser persistente na conquista de financiamentos de exportação; adequação de produto, embalagem, site e catálogos; planejamento de envio de amostras; entre outros.
     
    Não desista antes de começar, nós estamos aqui para lhe ajudar! O processo pode ser menos burocrático quando se trabalha em conjunto com parceiros experientes no Comércio Exterior. Você conhece o produto e nós conhecemos o processo. Deixe que a Audace Trade seja o departamento de exportação de sua empresa. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.
     
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