• Aliança do Pacífico: Governo quer ampliar acordos de comércio

    09/10/2014

    Está prevista para o final do ano reunião entre o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru). O Brasil quer aproveitar o potencial de mercados na América Latina e negociar acordos para facilitar o intercâmbio de produtos, serviços e investimentos.

    O governo deseja ampliar os acordos internacionais em variados temas com nossos “vizinhos” e, assim, incentivar a circulação de mercadorias, tanto de importação quanto exportação. Um acordo também melhorará o fluxo de investimentos e a prestação de serviços com a Aliança do Pacífico e assim, fortalece a integração com países latino-americanos.

    De janeiro a setembro, os embarques de produtos brasileiros para o Mercosul caíram 12,7% em relação a igual período do ano passado. Por outro lado, as vendas de mercadorias para a América Latina e Caribe, exceto os países do Mercosul, apresentaram um leve aumento inferior a 1% na mesma comparação.

    Desde o ano passado, o Brasil quer antecipar a redução a ZERO de tarifas de comércio com nações andinas, como Colômbia, Peru, Equador e Bolívia, o que está previsto para acontecer até 2019. O fim de tarifas comerciais entre o Brasil, o Peru e a Colômbia favoreceria especialmente as vendas brasileiras de produtos industrializados e o setor agrícola.

     

    #mercosul #aliançadopacífico #acordosinternacionais #brasil

    VOLTAR