• Variação Cambial x Competitividade Exportação

    18/09/2015

    Você deve estar acompanhando os noticiários ou pelo menos ouviu alguém falar sobre a desvalorização do Real e, consequentemente que está mais caro efetuar compras em Dólar ou Euro, ou outras moedas. São muitos fatores que influenciam no câmbio. É extremamente difícil falar de tendências. Contudo, o cenário que está ganhando mais força sugere que as taxas de câmbio podem continuar entre 3,80 – 4,00 US$ por um período maior de tempo.

    Se olhamos mais atrás e avaliamos a variação cambial dentro do período de 1 ano, verificaremos que a mudança foi considerável. Enquanto no Brasil a variação cambial foi de quase 65%, em nossos vizinhos a desvalorização foi muito menor.

     
    Na prática significa dizer que, se não houve variações em custo de produção/matéria prima, a taxa de câmbio nos deixou mais competitivos. Acompanhe o exemplo:
     
    - PRODUTO A em 2014 no valor de R$ 200.000,00 seria equivalente a aproximadamente US$ 85.000,00
     
    - Naquele ano, o desembolso de um importador do Uruguai seria de aproximadamente 2.000.000,00 pesos uruguaios
     
    - Para SUA EMPRESA receber os mesmos R$ 200.000,00 hoje a conversão seria aproximadamente US$ 52.000,00
     
    - O desembolso de um importador do Uruguai na aquisição seria aproximadamente 1.475.000,00 pesos uruguaios
     
    - Ou seja, redução de custo de aproximadamente 27%.
     
    Veja a variação cambial em outros países da América do Sul:
    * Elaborado por Audace Trade
     
    O cenário apresentado reflete o cambio oficial de cada país. Nota-se claramente que a situação do Uruguai reflete-se em maior ou menor grau em praticamente todos nossos vizinhos.
     
    Diante destes dados, temos notado cada vez mais interesse de empresas brasileiras em exportar. O cenário é sem dúvida o mais favorável dos últimos 10 anos. Mais favorável não significa que seja mais fácil.
     
    É um trabalho de médio-longo prazo de estudar o país importador, encontrar os parceiros adequados, adequar produtos e ofertas para finalmente iniciar a exportação. Talvez seja o momento do empresário brasileiro começar a ver com outros olhos a possibilidade de exportar...
     
    VOLTAR