• O movimento da internacionalização

    28/07/2014

    Se um dia já foi cômodo ficar quietinho atrás do balcão das fronteiras nacionais, hoje não há mais como fugir dessa realidade: o Brasil está no mundo e o comércio internacional está aqui batendo a porta, ao lado de nossas empresas.
     
    A crise que afetou principalmente as economias tradicionais fortaleceu o movimento de internacionalização, dando oportunidades de exportação a novas empresas em setores até então não muito explorados.
     
    A tendência à internacionalização não é um fenômeno passageiro. Pelo contrário, é um movimento com dinâmica própria que está enraizado em um processo de livre transformação econômica. Em algumas décadas, o conjunto de países considerados emergentes vai constituir a maior parte da economia. As relações comerciais entre estes países se tornarão mais intensas. Empresas de pequeno e médio porte com certeza também terão papel importante neste cenário.
     
    Conhecer a competição global e praticá-la, tanto através da importação como da exportação, é condição essencial para o crescimento e sobrevivência de nossas empresas.
     
    VOLTAR