O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

Please reload

RECENTES

Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

August 22, 2017

1/6
Please reload

EM DESTAQUE

Termos de venda: FOB, CIF...

24/05/2016

É muito comum no mercado nacional ouvirmos a expressão FOB ou CIF para saber quem paga o frete de um pedido (na maioria das vezes rodoviário). Mais comum ainda é encontrar pessoas que não sabem o significado destas siglas tão usadas tanto no Brasil, quanto no mercado internacional. Você faz parte deste grupo?

 

Não se preocupe, tentaremos explicar aqui de uma forma simples o significado destes termos:

 

FOB: Talvez seja o termo internacional mais utilizado em operações de importação e exportação. Significa Free on Board (livre à bordo, em português). Estas três letrinhas definem a divisão de responsabilidades, direitos e custos nas operações de comércio exterior.

 

Contudo, não se pode utilizar FOB para embarques rodoviários ou aéreos. Aí está o principal erro no mercado nacional. No Free on Board, como o próprio nome indica, a mercadoria será entregue à bordo do NAVIO com todas as despesas pagas até aí. Estas despesas incluem:

 

- Frete nacional;

- Estufagem do container;

- Despesas de liberação aduaneira;

- Movimentação e armazenagem no porto, entre outros.

 

Imagine você recebendo um contato do exterior interessado em importar seus produtos. O primeiro passo é formar o preço para passar uma cotação de venda. Se você informar preço FOB, o cliente vai entender que todos os custos estão pagos até o porto de embarque da mercadoria. O normal é o termo acompanhar o nome do Porto, como FOB Itajaí, FOB Navegantes, FOB Imbituba...

 

CIF: Outro termo muito utilizado, também exclusivo para o modal marítimo. Significa Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete, em português). Este termo define que o valor contempla Custo da Mercadoria, Seguro e Frete Internacional.

 

Por exemplo, se o seu cliente solicitar cotação de produto na condição CIF Hamburgo, significa dizer que os custos e seguro estão pagos até o Porto de Hamburgo. Os demais custos de liberação de importação no destino estão a cargo do cliente.

 

EXW: Esse termo você conhecia? Significa Ex Works (na fábrica, em português). É o popular “FOB Brasileiro”, onde o valor da mercadoria é dado para coleta na fábrica. O vendedor (exportador) fica livre do pagamento de frete nacional e internacional, desembaraço aduaneiro, movimentação, etc.

 

O termo EXW delega maior responsabilidade ao cliente, que deve organizar todo o embarque desde a fábrica do exportador até o seu estabelecimento. Acaba sendo mais fácil ao vendedor na hora de informar a cotação, mas é importante observar as práticas de mercado para oferecer ao cliente um produto com serviço diferencial.

 

 

Estas siglas fazem parte um grupo maior chamado INCOTERMs, acrônimo para Termos (TERMS) Comerciais (CO) Internacionais (IN). Existem atualmente 11 Incoterms e sua regulamentação é ditada pela ICC - International Chamber of Commerce. Segue abaixo lista e sua tradução simples:

 

  • EXW (Ex Works) - Na origem

  • FCA (Free Carrier) - Livre no transportador

  • CPT (Carriage Paid To) - Transporte pago até

  • CIP (Carriage And Insurance Paid To) - Transporte e seguros pagos até 


  • DAT (Delivered At Terminal) - Entregue no terminal

  • DAP (Delivered At Place) - Entregue em local determinado

  • DDP (Delivered Duty Paid) - Entregue com direitos pagos

  • FAS (Free Alongside Ship) - Disponível ao lado do navio

  • FOB (Free On Board) - Livre à bordo

  • CFR (Cost And Freight) - Custo e Frete

  • CIF (Cost, Insurance And Freight) - Custo, Seguro e Frete

 

Apesar de muitas empresas iniciarem suas atividades de exportação aliadas às vendas no mercado interno e com mentalidade na mesma forma de venda, é muito importante salientar que os Termos de Venda (Incoterms) representam um fator crucial na determinação de preços e responsabilidades.

 

Please reload

SIGA-NOS