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Exportação ao Mercosul

11/04/2016

De um ponto de vista um pouco mais globalizado, tratar Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela como vizinhos seria diminuir fronteiras e apostar em novos mercados de atuação para disseminação de sua marca, produto ou serviço. Além do mais, outros países associados ao Mercosul como Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador também oferecem vantagens tributárias a produtos com origem Brasil.

 

A atual situação econômica nos faz investir em novas fontes de renda e diferentes mercados, onde as empresas precisam aproveitar ao máximo sua capacidade produtiva para gerar negócios sem desperdiçar tempo e dinheiro. Não há margem para erros.

 

Já que é para tentar, porque não começar por mercados mais próximos? Afinal, é mais fácil gastar esforços no que é relativamente conhecido e ter a chance de acertar, do que “apostar as fichas” onde a venda pode demorar um pouco mais a acontecer. Pensando nisso, vamos conhecer alguns dos principais requisitos para exportar ao Mercosul:

 

  • Obtenção de Radar/Siscomex;

  • Escolher um país alvo e realizar pesquisas sobre entrada de seu produto (regulamentação);

  • Ter bem definidas as NCMs de suas mercadorias;

  • Formação de uma lista de preços para exportação;

  • Adaptação de embalagem, catálogo, fichas técnicas, site para Espanhol;

  • Saber emitir (ou contratar quem faça) os documentos e desembaraço aduaneiro;

  • Ter bons agentes de transporte (principalmente rodoviário internacional);

  • Desenvolver uma estratégia comercial adequada para entrar no mercado.

 

Quem sabe sua empresa precise passar por poucas destas etapas para estar pronta para a exportação. Veja a seguir 05 vantagens de comercializar com os nossos “vizinhos”:

  • Menor esforço de marketing (envio de catálogos, amostras, participação em feiras, etc.);

  • Imposto de importação reduzido à ZERO ou muito próximo a este valor;

  • Agilidade logística no envio e recebimento de produtos;

  • Possibilidade de iniciar negócios com volumes reduzidos, minimizando assim os riscos;

  • Comodidade e maior agilidade em exportar/importar entre países próximos.

 

Temos notado grandes oportunidades na exportação de diferentes linhas de produtos, principalmente os relacionados aos setores de construção e metal-mecânico.

 

 

Ficou interessado em exportar e acredita que sua empresa tem capacidade produtiva para este desafio? Então dê o primeiro passo...

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