O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

Please reload

RECENTES

Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

August 22, 2017

1/6
Please reload

EM DESTAQUE

Exportação: Alguém para cuidar de tudo

14/03/2016

 

A situação econômica atual desperta no empresário brasileiro um instinto natural de sobrevivência, de busca de alternativas para enfrentar a tempestade e, se possível, usar os fortes ventos a favor de seu barco.

 

Surgem diversos caminhos e possibilidades. Um deles é a EXPORTAÇÃO. Mas, a falta de conhecimento sobre o tema acaba fazendo com que novas oportunidades sejam perdidas.

 

Para começar, diferente da importação, onde é obrigatório o registro no Siscomex/Radar para operar, na exportação o tratamento administrativo é diferente. É possível sim exportar sem Radar.

 

É permitido ao fabricante no Brasil vender seus produtos a outra empresa (trading company ou comercial exportadora) com fim específico de exportação, gozando dos mesmos benefícios fiscais da exportação direta: suspensão e não incidência dos tributos federais e de alguns estaduais.

 

A operação é relativamente simples. O produtor fatura a mercadoria com fim específico de exportação (CFOP 5501 para fabricantes e CFOP 5502 para revendedores) e agenda a entrega da mercadoria para o porto ou ponto de fronteira mais próximos. A partir deste momento, a trading fica responsável em cuidar de todos os trâmites necessários para efetivar a exportação.

 

Existem dois tipos de serviços principais oferecidos pela trading:

 

- Consultoria Operação de Exportação: quando ocorrem exportações, a trading cobra um valor pré-acordado para efetivar as operações. Este serviço é indicado quando o produto já é conhecido e procurado por empresas do exterior, ou quando o produtor já dispõe de agentes ou equipe comercial oferecendo seus produtos em outros países.

 

- Terceirização Exportação: neste caso, além de realizar as operações de exportação, a trading utiliza sua equipe comercial no Brasil e agentes no exterior para prospectar e divulgar os produtos. Além dos serviços realizados na consultoria de operação, o fabricante deve estar apto a manter alguém na sua empresa como ponto de contato com a trading e paga um valor mensal de assessoria.

 

Independente do serviço contratado, são opções que permitem ao empresário manter o foco em seu negócio, deixando a responsabilidade da exportação para pessoal especializado. Além disto, buscar negócios em outros países pode ser uma boa saída para minimizar o risco no mercado do Brasil.

 

É muito importante sempre contratar uma trading de sua confiança, já que a mesma será responsável pelo recebimento da transferência do exterior, repasse ao produtor e comprovações junto ao Banco Central e Receita Federal.

 

Vantagens ao produtor:

  • Dispensa do registro no Siscomex (RADAR).

  • Isenção e/ou não tributação de impostos (PIS, COFINS, ICMS, IPI).

  • Não necessidade de manter custo fixo mensal com pessoal e estrutura para exportar.

  • Foco total no negócio, sem preocupações com trâmites de exportação.

  • Qualquer empresa pode operar (SIMPLES, LUCRO PRESUMIDO ou REAL).

Please reload

SIGA-NOS