O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

Please reload

RECENTES

Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

August 22, 2017

1/6
Please reload

EM DESTAQUE

05 indícios de que a China continuará a ser a "fábrica do mundo"

25/09/2014

 

Apesar de algumas marcas estarem agora produzindo em outros países, como Índia, Bangladesh e Vietnã, há razões para se afirmar que a China continuará sendo a “fábrica do mundo”. Mas por quê?

  • Apenas produtos de baixo valor agregado estão deixando a China

Já se foi o tempo em que se acreditava que eram produzidos na China apenas produtos de baixa qualidade. As ditas empresas movendo-se para outros países são, principalmente, produtoras de roupas e sapatos. Atualmente, muitas empresas de artigos de alta qualidade continuam se instalando ou terceirizando parte de seus processos no país. Isso indica que levará ainda algum tempo para que países emergentes em fabricação de bens consigam alcançar a habilidade de produção da China.

  • Clusters Industriais

A instalação de uma empresa em determinado país não depende apenas de quão barata é a média salarial. Estão envolvidos vários fatores determinantes para que uma produção ocorra de forma eficiente. Um cluster industrial é uma rede de empresas que fornecerem diversos componentes para que aconteça a montagem final e, no caso da China, a existência destes clusters é determinante para sua produção de baixo custo.

  • Portos de grande calado natural (profundidade)

Além da grande extensão de costa marítima chinesa, o país vem construindo e investindo em infraestrutura nos portos para suprir a demanda e garantir maior agilidade em suas operações. Sete dos mais movimentados portos do mundo estão localizados no país. Com sua enorme vantagem de infraestrutura e portos com grande calado natural, a China consegue lidar com toda a demanda, algo quase impossível para outros países.

  • Onde mais podemos encontrar população e capacidade de produção equivalentes à China?

A grande mão-de-obra disponível para trabalho na China é assustadoramente maior que outros países, com talvez a mesma capacidade de produção. A Índia, por exemplo, pode ser comparada em termos de população, porém há problemas logísticos que não justificam a troca da produção chinesa.

  • Condições de trabalho são melhores que em outros países com baixos salários

Embora nem todas as fábricas tenham excelentes condições de trabalho, em geral, o padrão chinês tem melhorado muito nos últimos anos. Os padrões no sudeste da Ásia, Índia e Bangladesh têm um caminho maior a percorrer para alcançar os padrões exigidos pelos importadores ocidentais.

Please reload

SIGA-NOS