O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

Please reload

RECENTES

Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

August 22, 2017

1/6
Please reload

EM DESTAQUE

Por que a Apple fabrica o Iphone na China?

15/09/2014

Quase todos os iPhones e iPads são fabricados fora dos Estados Unidos, principalmente na China. Mas engana-se quem pensa que isso ocorre apenas pela mão-de-obra barata.

 

Um dos motivos é o fato de a maioria dos fornecedores da empresa de Steve Jobs estar localizada na China. Trazer a produção dos aparelhos da Apple para os Estados Unidos criaria grandes desafios na logística: quase todos os componentes desse aparelho estão lá.

 

O porte das fábricas chinesas, hoje maiores e bem mais ágeis que as americanas, é outro motivo para continuar a produção fora de casa. Há casos de que a companhia teve que redesenhar ao aspecto do dispositivo, forçando a revisão da montagem do aparelho e o chefe dos operários na China teria acordado 8 mil deles, que dormiam em seus quartos dentro da fábrica.

 

 

 

“Cada empregado recebeu um biscoito e uma xícara de chá, foi conduzido à estação de trabalho e, em menos de 30 minutos, eles começaram um turno de 12 horas, encaixando as telas de vidro no aparelho”, relata o jornal The New York Times.

 

A grande agilidade se soma à habilidade técnica de engenheiros chineses, a qual satisfaz a montagem complexa dos aparelhos, mas não é tão qualificada a ponto de justificar um alto salário. Fabricar um iPhone nos Estados Unidos custaria mais que na China, onde a estimativa de custo de produção é muito reduzida. Isso minimizaria o lucro da Apple, apesar de não eliminá-lo.

 

Segundo alguns economistas, o movimento da produção em direção ao exterior preocupa os Estados Unidos. Afinal, essa seria uma causa da dificuldade que o país enfrenta para criar postos de trabalho para a classe média.

 

Fonte: The New York Times

Please reload

SIGA-NOS