O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

Please reload

RECENTES

Importação de Máquinas e Equipamentos - Redução no Imposto

August 22, 2017

1/6
Please reload

EM DESTAQUE

A nova aposta no Porto de Imbituba

24/07/2014

 

O Porto de Imbituba fica localizado no litoral sul do estado de Santa Catarina a cerca de 100 Km da região de Criciúma/SC. Contudo, seu raio de influência interfere todo o Estado e inclusive regiões do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
 
Tem a sua disposição a linha ferroviária que compõe a malha da Ferrovia Tereza Cristina, que corta 12 municípios do Sul do Estado: Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Sangão, Jaguaruna, Içara, Criciúma, Siderópolis, Morro da Fumaça, Urussanga e Forquilhinha.
 
Em um recente evento sediado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), o governador Raimundo Colombo destacou os trabalhos que vem sendo realizados com fins de modernizar o porto, dar competitividade e eficiência. Os objetivos são principalmente melhorar o acesso, facilitar a via ferroviária e dar operacionalidade ao porto.
 
O porto passou a ser administrado pela SCPar Porto de Imbituba em 2012. Segundo dados de Rogério Pupo, presidente da SCPar, em 2013 houve um crescimento de 21% em volume de cargas e 62% em arrecadação. Nos primeiros quatro meses de 2014, o crescimento chegou a 50%.
 
Além disto, o porto vem passando por obras de dragagem que certamente terão impacto econômico importante na região. Conforme dados da gestão do porto, o canal de acesso passará a ter profundidade 17 metros, enquanto que a bacia de evolução e os berços de atracação terão 15 metros. Isso possibilitará a atracação de navios cargueiros de grande porte, com capacidades superiores a 8.000 containers.
 
Percebe-se a importância do Porto de Imbituba para toda a região e o seu grau de crescimento para os próximos períodos, com impactos muito positivos em toda sua área de influência.

Please reload

SIGA-NOS