O SEU BLOG DE COMÉRCIO EXTERIOR

RETORNAR AO SITE

RETORNAR AO BLOG

RECENTES
EM DESTAQUE

É possível garantir 100% da qualidade no produto importado?

Esta é uma pergunta de difícil resposta. Quando compramos na melhor loja do shopping ou na lojinha aqui da esquina, temos garantia de que o produto atende 100% aos requisitos de qualidade? Ou quando compramos de uma empresa estabelecida há mais de 50 anos, podemos ter a “sorte” de encontrar um produto de má qualidade? Finalmente, quando vendemos, 100% de nossos produtos têm 100% de qualidade?

Respondendo a estas perguntas é fácil constatar que nós, consumidores, compradores ou empresários, sempre estamos sujeitos a algum risco. Por outro lado, a busca pela qualidade em todos os setores é crescente, seja aqui no Brasil, nos Estados Unidos, China, Índia ou Alemanha. Seja na loja da esquina ou na Coca Cola. Todos trabalham para melhorar sempre.

Aproveitando o nicho de mercado gerado pela dúvida que pode existir na qualidade de um produto, surgem as grandes empresas de Inspeção de Qualidade. São empresas especializadas em verificar que o que estamos comprando, mesmo que esteja distante de nossos olhos, atende a todos os requisitos que necessitamos. Estas empresas são conhecidas mundialmente, mas assumem um papel cada vez mais relevante principalmente na Ásia. Os serviços são amplos. Possibilitam inspecionar a fábrica antes e durante a produção. Mesmo assim, o serviço mais comum consiste na inspeção dos produtos já fabricados, no momento anterior ao embarque. Os custos, na maioria dos casos, correspondem a menos de 1% do valor da operação. A decisão final sempre cabe ao importador que, de posse de um relatório de inspeção com vários testes, fotos e composto de mais de 30 páginas, pode dormir tranquilo sabendo que seu produto atende a seus requisitos de qualidade. É sem dúvida uma ferramenta importante que só ajuda nos processos de importação. Vale a pena conferir!

#qualidade #importação #inspeção

No tags yet.
#TAGS
ARQUIVO
VEJA TAMBÉM
SIGA-NOS
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle